Quiropraxia
A palavra "Quiropraxia" vem das palavras gregas cheir ("mão") e práxis (prática), ou seja, prática com as mãos. O nome foi escolhido pelo fundador da Quiropraxia, Daniel David Palmer em 1895.
A principal contribuição de Palmer para o campo da saúde foi, portanto, a codificação da filosofia, arte e ciência da Quiropraxia que foi baseada em seu extenso estudo de anatomia e fisiologia.
Palmer realizou o ajuste Quiroprático inicial em setembro de 1895 quando examinou um zelador que havia se tornado surdo havia 17 anos, depois que sentiu algo em suas costas, avaliou aquela área e a “ajustou”. O zelador então observou que sua audição melhorou.
Após o primeiro ajuste, muitas pessoas se interessaram pela nova ciência e arte de cura.
Com os excelentes resultados obtidos, DD Palmer continuou a desenvolver a Quiropraxia e em 1897 estabeleceu a Palmer School of Cure, hoje conhecida como Palmer College of Chiropractic, em Davenport, Iowa, EUA, onde permanece até hoje.
Atualmente existem mais de 70.000 Quiropraxistas nos Estados Unidos (em todos 50 estados). Mais de 100 países reconhecem e regulamentaram a Quiropraxia, incluindo Canadá, México, Grã-Bretanha, Austrália, Japão e Suíça...
No Brasil desde 2000, a Universidade Anhembi Morumbi (SP) e a Universidade Feevale (RS) com apoio do Palmer College Of Chiropractic - USA, mantém o curso de graduação em Quiropraxia, com duração de 5 anos.